segunda-feira, 8 de junho de 2009

O início




Nasce no ano de 1866 no comune de Vidor - TV, regiao do Veneto Lucio Spagnol, filho de Leone e Maria Bressan. Aqui inicia a sua historia de grandes aventuras, medos e esperanca. Lucio aos 12 anos de idade decide sair da Italia acompanhando seu irmao ''Paolo'' (24anos) que seguia em busca de uma nova vida, consigo levou sua esposa Giovanna Angela (22) e seu filho Alberto Luigi (3 anos). Lucio um jovem sem saber muito ainda do mundo, decide ir para uma terra desconhecida, deixando pra traz seu solo, suas raizes, deixando um historia. No dia 12/05/1877 embarca no porto de Genova, no grande navio ESTER, uma viagem dura e pesada, no caminho varios contos, musicas, alegria misturada com medo dos desconhecido, mas acima de tudo a esperanca nos olhos de todos aqueles que deixaram pra traz suas raizes e foram em busca de sonhos. Como disse, no dia 12/05/1877 embarcaram no porto de Genova e no dia 13/06/1877 desembarcam no porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina, Estado do Espirito Santo (ES). Ali comecava a grande aventura, um mes e um dia de viagem pelo mar Mediterraneo de onde sairam e depois cruzando o imenso oceano Atlantico. Apos desembarcaram no porto de Vitoria (ES) seguiram para o nucleo TIMBUHY, onde anos mais tarde se tornaria a cidade de Santa Teresa. Ali na cidade de Santa Teresa (ES) trabalhou nas lavouras de cafe juntamete com seu irmao e outras centenas de italianos que vieram no mesmo e em outros navios. Lucio faz parte da contrucao do Brasil, um pais que estava prestes a sair de um regime de escravidao, ingressando as maos suadas e calejadas dos italianos que vinham em busca de um sonho. Gosto de pelo menos tentar reviver um pouco da historia vivida por ele e muitos outros que viveram as mesmas peripercias.
Santa Teresa, a nova casa e terra de Lucio Spagnol. No ano de 1888 conhece Maria Sernaglia, filha de Lorenzo e Cristina Fullador, e na qual tivera feito o mesmo percurso que Lucio, vindo para o Brasil no mesmo navio Ester. No dia 20/11/1889 casaram-se ali comeca uma nova fase na vida deles, italianos natos, oriundos do Veneto e na qual tinham os mesmos sonhos e os mesmos medos. Italianos que a partir daquele momento comecavam a fazer parte cada vez mais forte do solo Brasiliero, pois eram italianos natos que comecavam a ter seus filhos em solo Brasileiro, Lucio e Maria tiveram 06 filhos, ''Antonio, Pedro, Ignez, Anselmo, Fortunato e Pompeo Sebastiao. Nasciam os filhos mas os costumes continuavam os italianos, dentro de casa o idioma que se usava com os filhos era o italiano, nada mais justo do que conservar suas raizes. Da minha linhagem nasce no ano de 1893 Pedro Spagnol, na cidada de Itarana (ES), una nova fase na vida de todos. No dia 21/01/1915 aos 49 anos morre Lucio Spagnol, um homem na qual teve sua vida cheia de historias e aventuras, sonhou com uma vida melhor e foi em busca dessa, pagou um preco alto ao abandonar suas raizes, mas foi um homem lutador e vencedor, conseguiu alcansar seus objetivos.

Lucio Spagnol
Nato - 10/04/1866
Morte - 21/01/1915

28 comentários:

  1. Observaçao. O ano de morte de Lucio Spagnol é 1915. Por um erro de digitaçao foi colocado 19915.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato, me chamo Bruna Butilheiro e sou filha de Irene e neta de Zeferina /spagnol, esta filha de Pedro Spagnol e neta de Lúcio Spagnol. Estou indo para a Itália no meio deste ano (2010) e me passaram cópias de alguns documentos que você conseguiu na Itália. Gostaria de ter um contato com vc para tirar algumas dúvidas, se for possível. ( Acho que vc deu as tais cópias para minha tia Célia, que mora em Vitória)
    Meu e-mail é: bububutilheiro@hotmail.com. Aguardo contato seu.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha avó (Marlene Spagnol) é afilhada da sua avó!

      Excluir
  3. Lauretta...


    Come mi manchiiiiii....ti ho inviato un messaggio nell'Orkut..hai visto?


    Mi manchi proprio tanto..come vanni gli sposini? Hihihihi...

    Ottimo blog...complimenti!!!

    Ciao ciao!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Renato meu sogro e trisneto de Paolo Spagnol,irmao de Lucio.
    Gostariamos de algumas informaçoes sobre a familia. Se puder entrar em contato meu email e valeriamarciams@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. O correto é Follador. Sou bisneto de Ignez, que acabou se casando com outro Follador, Alecio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony!!
      Vamos ver se somos primos?
      Sou neto de Leonora Folador e bisneta de Inez é Alécio.
      Conheci a bisa!!!

      Excluir
    2. Boa noite sou Rosangela folador filha de Maria folador neta de inez e Alécio folador

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. amei , toda a sua historia, eu sou a bisneta de Paulo spagnhol presizo urgente da certidao dele e nao consigo encontra , nao encontra documentos de Paulo spagnhol e sim so do irmao Porque ? voce tem como irformar com urgencia hond eposso encontra obrigado Maria.tei@alice.it

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho o acesso do link dos registro.
      https://www.facebook.com/SpagnolFamiliaSpagnol/

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. ola! Renato.
    Sou Ivo Spagnol, Descendente de Lucio Spagnol,
    Tenho uma pagina no Facebook com descendentes direito de Lucio e Paolo Spagnol.
    Meu Objetivo e o mesmo que o teu de juntar o maximo de descentes e assim juntas as historias tornando-as uma so.
    vale a pena conferir. Lá voce encontrar todos os links de onde encontrar os documentos necessarios dos imigrantes italianos no brasil.

    https://www.facebook.com/SpagnolFamiliaSpagnol/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, saudações,

      Meu nome é Joabis Hertel. Também acho eu fazer parte da grande familia Spagnol : ) (Antonia Espagnol -Trisavos). Gostaria de poder acessar as informações. Porém o link está dando como quebrado (excluído ou corrompido). Pode me ajudar com esta questão?

      Desde já grato pela atenção.
      Contato: joabishertel@outlook.com

      Excluir
  10. Faço parte dessa famila sou neta de Honorato Spagnol

    ResponderExcluir
  11. Ciao...Gostaria de saber esta foto è da tia avó Angelina Sarnaglia, irmã da minha avó Maria Sarnaglia, e irmã do tio avô Angelim Sarnaglia?

    ResponderExcluir
  12. Meu sobrenome é Spagnol, porém não tenho ideia do nome dos meus antepassados

    ResponderExcluir
  13. Olá Renato, eu sou Christian Spagnol, neto de Januário Spagnol e Isaura de Paula. Januário foi filho do Pedro Spagnol, que por sua vez eta filho do Lucio. Amei demais seu blog, pois nos permite identificar nossas raízes, nossa origem. Quem sabe de onde veio, consegue traçar melhor seu destino. Será um prazer ter a oportunidade de te conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  14. Olá Famiglia Spagnol. Meu nome é Carlos Eduardo Spagnol. Acho que somos parentes, pois o meus Tataravós Alessandro Spagnol e Anna Viviani Spagnol; trisavós Luigi Spagnol e Maria Perissato Spagnol são da região do Treviso. O meu trisavó Luigi Spagnol é nascido em Vidor-Treviso e se casou em Moriago della Battaglia, cidade próxima de Vidor. Que história bacana de muita luta e superação.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Sou bisneta da Ignez Spagnol.
    Minha avó se chamava Deolinda Follador.
    Emocionada com a história dos meus antepassados.

    ResponderExcluir
  17. No meu sobrenome consta o das duas famílias, SPAGNOL e SARNAGLIA. Faço parte dessa história

    ResponderExcluir
  18. Severino spagnol está Aripuanã MT por erro de registro ficou Severino spanhol

    ResponderExcluir
  19. Chiao! Me chamo Giovana. Estou buscando conhecer meus ancestrais e construir minha árvore genealógica. Não tenho Spagnol no nome, mas sou bisneta de Rosa Spagnol, que se casou com Primo Trentino. Minha bisa era filha de italiana. Eu não sei o nome da mãe da minha bisa. Infelizmente essas informações vão se perdendo no tempo. Se alguém souber de algo, por favor me contate. Ou vamos juntos descobrir 😃

    Meu nome é Giovana Trentino de Almeida, atualmente moro em Cuiaba, MT.

    Sou filha de Jurema Aparecida Trentino de Almeida
    (Vou falar só de descendentes italianos 😄)

    Avós maternos: Margarida Barroso Trentino (nascida em MG) e Arlindo Armando Trentino

    Margarida era filha de Giovanini Macessine
    Arlindo era filho de Rosa Spagnol e Primo Trentino, e irmão de Rosa Reche.

    Primo Trentino nasceu em Dourados SP, e era filho do italiano Antônio Trentino, que chegou ao Brasil em 1897

    Ai partir daí não sei mais nada 😕

    Meus contatos
    (65) 99966-0352
    giovanatrentino@yahoo.com.br

    Até breve 🍀

    ResponderExcluir
  20. Linda história.
    Sou neta de Honorato Spagnol.

    ResponderExcluir
  21. Olá me chamo William Henrique spanhol neto de amaro apanho de espírito santo
    Ficou spanhol por erro de digitação

    ResponderExcluir
  22. Meu avô amaro spanhol e filho do senhor Antônio spagnol , por erro de digitação ficamos spanhol

    ResponderExcluir